LaSUS
  • Início
    • Últimas Notícias
  • Laboratório
    • Prêmio LaSUS >
      • Resultado
    • Pesquisadores
  • Pós-Graduação Reabilita
    • Corpo Docente e Disciplinas
    • Reabilita 10
    • Metodologia do Curso
    • Espaço do Egresso
    • Simpósio Reabilita
  • Publicações e Projetos
    • LIVES - Por que Agora?
    • Livros e Revistas
    • Teses
    • Dissertações
    • Monografias Reabilita
    • Artigos, textos e outros
    • Projetos
  • Contato

Reabilita
Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística

Sobre o curso

01 - Um curso a distância não pode ocorrer se não se estruturar a partir de uma equipe coesa. 
Isso significa que todos os envolvidos – coordenadores, técnicos, tutores e professores – estão imbuídos do mesmo espírito e se somam a um objetivo comum. Trabalham todos articulados, falando uma mesma língua e envolvidos não apenas em suas atividades, mas nas dos demais. Isso é fruto de uma extrema organização e de um acompanhamento diário do curso por parte dos envolvidos com a organização do curso (coordenadores e suporte). Isso ocorreu com o Reabilita, e o benefício disso foi a segurança e a seriedade que se transmitiu não só à própria equipe, mas principalmente aos estudantes, que em nenhum momento se sentiram desamparados ou inseguros. As manifestações recebidas sobre este aspecto destacaram a extrema organização e o profissionalismo da equipe. 

02 - O curso precisa ter uma equipe qualificada de professores que estejam dispostos a trabalhar com o ensino a distância. 
Isso significa que precisam estar à disposição além do período de duração de seus módulos, pois o interesse dos estudantes em seu conteúdo prosseguirá. Os professores do Reabilita, altamente competentes, muitos dos quais referência nacional em suas áreas de atuação, envolveram-se com o curso e se fizeram presentes nos momentos de interação durante seu módulo e além dele, bem como nos encontros presenciais. 

03 - A existência de uma equipe de professores tutores participativos é condição fundamental para o sucesso de um curso a distância. 
Os professores tutores (doutorandos) do Reabilita, cada um responsável por um grupo de aproximadamente 50 alunos, foram imprescindíveis para apoiar os alunos em suas dificuldades e facilitar a comunicação com os estudantes, ao fazerem a ponte entre eles e a equipe. Além disso, auxiliaram os professores nas atividades previstas para os módulos, funcionaram como elemento gerador de vínculo entre os membros de seus grupos, e como um importante termômetro das expectativas, anseios e eventuais insatisfações do alunado. Por sua ação, nenhum problema se avolumou e com isso o curso transcorreu de forma satisfatória. 

04 - Um  curso a distância não pode ocorrer se não dispuser de tecnologia apropriada para seu desenvolvimento. 
O Reabilita utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Moodle (Sistema de Gestão de Aprendizagem), que foi personalizado para seus propósitos. O Moodle é um site que os estudantes acessam por meio de senha e que possui recursos pedagógicos próprios desta modalidade de educação: fóruns, blogs, exercícios on-line e vídeo aulas com a participação, em tempo real, dos professores do curso. Estas ferramentas funcionam como apoio à comunicação de todos os envolvidos no curso. 

05 - Um curso a distância possui uma grande diversidade, estudantes de todas as idades, de variadas formações acadêmicas e profissionais, de todas as partes do Brasil. 
Tivemos em todos os Cursos realizados a participação de alunos de todos os estados brasileiros. A experiência pessoal, profissional e a realidade regional de cada um foi fator enriquecedor do curso em todos os seus momentos e atividades, pois os alunos se sentiram incentivados a contribuir com as pesquisas e a troca de informações e experiências profissionais. Ao trabalhar com situações-problema, nas quais verifica o que acontece ao seu redor, em sua região, o estudante realiza estudos de forma individualizada, autônoma e independente, mas permite que seu conhecimento seja disponibilizado e compartilhado com todos. 

06 - Um curso a distância é centrado na aprendizagem, não no ensino. Ou seja, é centrado no aluno, e não no professor. 
Isso significa que se deve dar todas as oportunidades para o aluno ser autônomo e ter iniciativa. Por isso, o primeiro módulo do Reabilita era justamente uma disciplina denominada Aprender a Aprender na Educação a Distância. Seu objetivo era desmistificar a educação a distância, pois é comum ela sofrer uma série de preconceitos, e preparar o estudante para ser agente de seu conhecimento. Ou seja, a disciplina pretendia que o aluno aprendesse a estudar num curso a distância – como se organizar, como interagir, como compreender a dinâmica das coisas. Este módulo foi fundamental e sua essência acompanhou equipe e alunos durante todo o curso. Os alunos perceberam que na sua interação com outros alunos, com os tutores e com os professores, podiam passar seu conhecimento também, que podiam auxiliar e obter auxílio. Que podiam aprofundar-se nos conteúdos, que podiam ir além, e que sempre que quisessem fazer isso estariam acompanhados. Importante dizer que o registro escrito, no site do curso, das dúvidas, das discussões, das sugestões de leituras complementares, das notícias, dá visibilidade aos assuntos. Ele faz com que os alunos percebam que há inseguranças, problemas ou interesses comuns; faz com que os tutores e professores percebam que conteúdos merecem maior discussão, que conteúdos foram bem assimilados, que conteúdos despertam maior ou menor interesse etc.
Os registros escritos trazem seriedade às discussões, que sempre se ativeram a informações produtivas e de crescente complexidade, não se tendo desvirtuado em nenhum episódio. 

07 -O texto deve substituir uma aula, deve ser dialogado com o estudante, deve buscar experiências pessoais prévias dos estudantes para que eles construam novas experiências a partir delas.
Em outras palavras, o aluno deve prescindir do professor, e deve perceber que ele tem condições de aprender. O Reabilita contou com uma pessoa dedicada exclusivamente para ler, revisar e adaptar todos os textos didáticos utilizados. Isso fez com que não houvesse sobreposição ou repetição de conteúdos e assegurou a coerência da informação seqüenciada. Cada novo módulo somava-se ao módulo anterior e as relações de continuidade e complementação eram estabelecidas nos textos disponibilizados. Os professores, ao contrário do que se poderia imaginar, foram receptivos às alterações e complementações em seus textos originais, tendo afirmado que houve um ganho qualitativo a partir da alteração da forma de apresentação do conteúdo. O texto tornou-se mais interessante, prático e objetivo, sem contudo deixar de transmitir toda a informação necessária. Além disto, todo o material didático encontra-se em português e em espanhol.

08 - Em um curso a distância há muita discussão. 
Discute-se a forma de avaliação, os critérios de avaliação, o texto disponibilizado, os prazos para realização de atividades, os horários das videoaulas, as informações veiculadas. O aluno do curso a distância é extremamente questionador, pois aprendeu a sê-lo. À equipe lhe resta estar presente e ter competência para aprender com isso, para aproveitar isso como instrumento de aprendizado. Para reafirmar suas práticas, ou revê-las. Ajustes constantes foram feitos ao longo do Reabilita, a maioria baseados em discussões com os estudantes. A capacidade do Reabilita em se reinventar mostrou a competência e a abertura de sua equipe, referendando seu preparo para lidar com esta modalidade de educação. 

09 - Um curso a distância democratiza o acesso à universidade e à educação continuada. 
Isso, ao permitir que aqueles que não têm condições de se deslocar para as aulas presenciais possam dar continuidade a seu processo de formação, atualização profissional. O curso permite que esse aluno possa acessar o ambiente virtual a qualquer momento do dia e realizar suas atividades dentro do seu tempo, sem horários pré-definidos. 

10 - Democratização do Ensino
O Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da FAU-UnB propicia assim o acesso democrático, participativo e progressista às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária, de oferecer melhores oportunidades aos excluídos, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários. 
Forma, essa, mais condizente com as características originais do projeto da UnB, cujas metas principais como universidade pública:
  1. Ser uma instituição produtora de conhecimento com base científica;
  2. Ser um centro de excelência comparável às melhores universidades dos países altamente industrializados;
  3. Orientar sua produção à solução dos problemas candentes do país de onde surgiriam informações importantes para o próprio plano pedagógico.
Powered by Create your own unique website with customizable templates.