A programação completa pode ser observada abaixo.
Durante os dias 19-21/05 ocorrerá na Universidade de Brasília o 1º Encontro Presencial do curso Reabilita VII.
A programação completa pode ser observada abaixo.
0 Comments
O curso do software ENVI-met terá carga horária de 20 horas e ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro na FAU-UnB. O valor das inscrições é de R$ 500,00, com desconto de 50% para alunos da UnB.
A Bienal José Aroztegui é um concurso de projeto de arquitetura bioclimática, para estudantes de graduação de universidades brasileiras e latino-americanas. Ela acontece durante o Encontro Nacional e Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC/ELACAC). O ENCAC/ELACAC é um evento bianual promovido pelo Grupo de Trabalho de Conforto Ambiental de Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), e que abre espaço para apresentação de pesquisas e discussões sobre conforto térmico, iluminação natural e artificial, acústica arquitetônica e urbana, eficiência energética, ergonomia e avaliação pós-ocupação. Neste ano, foram comemorados vinte e cinco anos de sua pioneira edição.
A Bienal José Aroztegui foi criada em 1997 e já contou com a participação de escolas de 11 países latino-americanos, sendo estes: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Este ano, o evento foi realizado nos dias 15 a 18 de outubro na PUC de Campinas-SP. O tema desta edição foi: "Abrigos de Emergência". Entende-se o tema como construções temporárias para a acomodação de desabrigados por motivo de desastres naturais e outras causas como incêndios, desmonoramentos e desocupações de edifícios existentes, dotadas de condições de conforto ambiental para a habitabilidade com qualidade, segurança e o mínimo de consumo energético possível. Os alunos da FAU-UnB Vinícius Bazan e Graziela Mendes, orientados pelo professor Caio Frederico e Silva ao longo da disciplina Estudos Especiais em Tecnologia, receberam a menção honrosa na participação com o Projeto Abrigo Ribeirinho. A FAU-UnB participou do concurso de projeto de arquitetura bioclimática com mais dois trabalhos expostos, dos alunos Juliano Veríssimo, Carolina Leite, Luísa Puntel e Adriano Lopes. Um motivo de orgulho e comemoração para o LaSUS e para a FAU-UnB. Esperamos ver cada vez mais jovens estudantes se empenhando no estudo e na criação de projetos de arquitetura bioclimática, essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável. Confira abaixo as pranchas expostas do Projeto Abrigo Ribeirinho, menção honrosa da IX Bienal José Aroztegui: A mesa redonda terá a participação da coordenadora do LaSUS, prof.ª titular FAU-UnB Marta Romero, professores da FAU-UnB e pesquisadores do Laboratório, além do Diretor técnico de Hematologia, dr. Marcelo Addas.
O evento ocorrerá na PUC de Campinas-SP no dia 16 de outubro, com início às 8:15 hrs e término as 10:00 hrs. Será apresentada e discutida a pesquisa de referência realizada pela equipe do Laboratório LaSUS para edificações da rede de saúde de hemocentros, com vistas à reabilitação ambiental sustentável tendo como base a aplicação de métodos de avaliação (APO, RETROFIT e ETIQUETA), medições e simulações. Serão apresentados os projetos dos Hemocentros Coordenadores do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, Rio Grande do Sul, Ceará e Hemonúcleo para o Porto Maravilha do Rio de Janeiro, realizados ao longo de 5 anos em parceria com o Ministério da Saúde, Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados (CGSH) e Universidade de São Paulo (USP). Começou nesta segunda-feira, dia 24 de agosto, a desobstrução da orla do Lago Paranoá, importante símbolo da cidade de Brasília.
A ação do governo começou pela QL 12 do Lago Sul - onde está localizada a Península dos Ministros - e na QL 2 do Lago Norte. Serão retiradas todas as cercas, quiosques e construções irregulares a 30 metros do Lago, área oficialmente pública, que até então é utilizada como área de lazer de mansões e terrenos particulares. A discussão da liberação da orla ao público começou em 2005 e desde então tem gerado bastante polêmica. A sentença para a desobstrução da área saiu em 2011, mas não havia sido cumprida. A idéia agora é liberar cerca de 80 km da orla para a construção de dois grandes parques de livre acesso ao público. Finalmente a legalidade prevalece, parabéns Brasília! Já estão disponíveis as datas para inscrição do curso de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística – Reabilita VII.
Inscrições para estágio (uma vaga) para serviços de Design Gráfico no Laboratório de Sustentabilidade Aplicado à Arquitetura e ao Urbanismo, na Universidade de Brasília.
A vaga é destinada para alunos a partir do 5º período com experiência em: Photoshop, Illustrator, InDesign, Corel Draw, e outros. Os currículos com portfólio devem ser enviados para o e-mail lasus@unb.br . O valor da bolsa é de R$800,00 mensais. Entre as atividades previstas para o(a) selecionado(a), está a produção dos seguintes conteúdos: folders, banners, revistas, apresentações. Contratação imediata. O LaSUS convida a todos para o lançamento da 2ª edição do livro do Reabilita - Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. O livro é o registro do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Reabilita, coordenado pela profª titular FAU-UnB e coordenadora do LaSUS Marta Romero. Esta edição contou com a participação dos professores do Reabilita, das organizadoras, profª Marta Romero e profª Júlia Fernandes, além de toda a equipe de edição, Helena Daher e pesquisadores do LaSUS.
Venha comemorar conosco! Data: 14/05 Hora: 19 hrs Local: Feitiço Mineiro | CLN 306 Bloco B loja 45/51 Asa Norte Brasília/DF A ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar - Regional Distrito Federal e o LaSUS - Laboratório de Sustentabilidade aplicada a Arquitetura e ao Urbanismo convidam para a Palestra sobre a Avaliação Ambiental Integrada do Hemocentro Coordenador do Estado do Rio Grande do Sul - HemoRGS.
O Estudo desenvolvido pelo LaSUS da FAU-UnB faz parte do Projeto Hemorrede Sustentável, iniciado em 2011 com a Reabilitação do primeiro Hemocentro Coordenador definido, o FHB - Fundação Hemocentro de Brasília, cujo método foi posteriormente aplicado em vários outros Hemocentros Coordenadores do país. A proposta do HemoRGS foi desenvolvida de forma singular em relação aos estudos já realizados pelo LaSUS. Está pautada na necessidade da centralização das atividades de Hemoterapia e Hematologia do Estado. Ganhando com isto um novo sítio ao lado do atual edifício do HemoRGS. O método de trabalho inclui um diagnóstico ambiental com elementos da caracterização climática local e demais atributos do microclima onde a edificação seria incluida, além da avaliação da qualidade ambiental dos terrenos já existentes, considerando o conforto térmico, luminoso e sonoro. Os resultados deste diagnóstico foram os eixos que conduziram toda elaboração do Estudo Preliminar do HemoRGS. O resultado obtido foi de grande êxito, ampliando o conceito de Humanização dos espaços de saúde, garantindo uma melhor qualidade para os seus usuários. Entre os palestrantes, teremos os professores da FAU-UnB, Marta Romero, Caio Silva, Ederson Teixeira e Gustavo Sales, que participaram de todos as etapas do desenvolvimento da Reabilitação Ambiental dos edifícios existentes e do Estudo Preliminar dos novos edifícios. Vale a pena conferir! DATA: 29 de abril de 2015 HORÁRIO: 19: 00 às 21:00 LOCAL: Auditório São Francisco de Assis, Campus II da UCB. ENDEREÇO: SGAN 916 Módulo B Avenida W5, Campus II da Universidade Católica de Brasília_UCB, Asa Norte-Brasília/DF. Vagas limitadas. Inscrições: abdeh@abdeh.org.br |